sábado, 15 de setembro de 2012

MEU HIPER-PORTFÓLIO



PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Mirtes Afonso dos Santos
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

MEU HIPER-PORTFÓLIO
           Sou Mirtes Afonso dos Santos. Trabalho na Educação Fundamental e Educação Infantil como eventual na E. M. Benedito Pereira Lima e Pré-Escolar Municipal Fada Encantada, em São João da Lagoa MG .
  •     Atualmente, nós, educadores da rede municipal de Ensino de São João da Lagoa, estamos participando do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO. O objetivo desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:     
  •         Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
  •          Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

UNIDADE1: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Nesta unidade, realizamos alguns debates presenciais, fóruns virtuais, divulgamos atividades no espaço biblioteca na plataforma e-proinfo e ainda anotamos nossas reflexões no diário de bordo.
  •       Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos acerca das questões, o que é ser professor hoje? O que preciso fazer para acompanhar a rápida evolução tecnologica? Entre outros pontos que nos fizeram repensar nossa pratica educacional.
Fizemos uma pesquisa para levantarmos quais eram os recursos tecnologicos existentes em nossa escola e de que maneira essas tecnologias estavam sendo utilizadas. Elaboramos uma breve apresentação em slids com as conclusões a que chegamos, e divulgamos no espaço biblioteca.
Ainda nesta Unidade de Estudos, postamos nossas reflexões no diário de bordo e discutimos no encontro presencial as atividades com Mapas Conceituais e WebQuest.
Acreditamos em Educação de qualidade, em Formação autonoma e significativa, portanto estamos investindo em nossas aprendizagens para que possamos compartilhar com nossos alunos as múltiplas descobertas do mundo virtual.
  • Diàrio de Bordo               
Aqui nessa atividade refletimosbre a prática do professor enquanto gestor e aprendiz usando a tecnologia na escola.

UNIDADE2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

Vamos conhecer, nesta Unidade, alguns dos principais aspectos das linguagens e formas que caracterizam a grande rede mundial de informação: a internet. Estudaremos, também, os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais definem como navegamos na internet.
  • Fórum: Experiencia de navegar livremente  
Neste fórum relatamos nossas impressões sobre a experiencia de navegação a deriva na internet.

  • Fórum: Conceituando Hipertexto
Nesta atividade realizamos uma pesquisa pela internet para conceituar hipertexto, utilizando dados copiados na rede de nossos colaboradores.
  • Blog: Nesta atividade aprendir como criar um Blog para ser postado a atividade2-5 que consiste na criação de um hiper-ffportifólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário